domingo, 18 de janeiro de 2009

Austrália

E o meu primeiro filme de 2009 é: Austrália!
O filme de Baz Luhrmann com Nicole Kidman e Hugh Jackman tem cerca de 2h45m, mas como já sabia ao que ia não me custou a passar. Até porque achei o filme bastante bom, por isso recomendo!!
São no fundo 2 histórias, o antes da guerra e o durante, mas cujo final é sempre o mesmo: a reunião de uma família improvável.
Lady Ashley vinda de Inglaterra para vender a propriedade e levar o marido, encontra-o assassinado e vê-se de repente à frente de uma luta de titãs entre ela e o grande magnata da produção de carne de toda a Austrália, e para vender o seu gado ao exército aliado atravessa meio continente.
Drover, o condutor de gado que insiste em não ter patraão, que se dá melhor com os pretos e do que com os brancos e cujo sonho é cruzar a égua do falecido Lord Ashley com os cavalos selvagens australianos.
E o mestiço Nullah! Um menino que nem é preto nem é branco e por isso não se enquadra na sociedade de então. Passa grande parte do filme com medo e a fugir da polícia que retira as crianças mestiças aos pais e as re-educa em missões. Este menino de olhos expressivos é também na maior parte do filme o narrador da história.
Mais pormenores é mesmo melhor ver o filme, cujo trabalho de realização a mim parece-me excepcional!
Ainda no que a filmes diz respeito, aproveito para falar na questão dos intervalos que praticamente existem em todas as salas de cinema...
Não gosto e acho um péssimo serviço para além da falta de simpatia e profissionalismo que tenho encontrado nas salas aveirenses as poucas vezes que neste momento vou ao cinema... Já se paga tão caro um bilhete de cinema para ainda se ficar com as história a meio uns enormíssimos 7m...
Os próximos filmes a não perder no cinema (já estrearam, eu é que ainda não fui ver...) serão certamente "Ensaio sobre a cegueira" do brasileiro Fernando Meireles cujo anterior "Fiel Jardineiro" adorei tanto ou mais que o próprio livro e que ainda por cima tem no papel principal umas das actrizes americanas de que mais gosto; e " The curious case of Benjamin Button" onde se reunem novamente Brad Pitt e David Fincher! Depois logo darei a minha opinião sobre o caso!

Sem comentários: