quarta-feira, 25 de março de 2009

Janeiro de Cima

Para quem ainda não ouviu falar das Aldeias de Xisto, é só dar uma vista de olhos ali do lado, e conhecer a rede das Aldeias de Xisto! Já visitei algumas, e vou partilhar algumas imagens para que vejam a beleza escondida, mas tão bem preservada (e ainda bem!) que há pelo nosso país fora!

Hoje apresento-vos Janeiro de Cima, Fundão!
Fotografias de Dezembro de 2007.
À chegada, a vista é avassaladora... "Janeiro de Cima é ali em baixo, mesmo por baixo daquele manto de nevoeiro, depois de umas quantas curvas do Zêzere..."
E é novamente o Zêzere a receber os visitantes!
Um espelho de água, uma paisagem deslumbrante, ao sol de inverno de um Dezembro bem gelado.
Depois há as casas de xisto bem preservadas, que mantêm a traça original da aldeia!
Não é das aldeias de Xisto que mais casas têm restauradas, ou daquelas onde apenas o xisto se vê, pois vê-se já muitas casas de estilos mistos, com cimento a tapar o xisto... mas mesmo assim, ainda são algumas as que resistem e em muito bom estado!
Uma delas é o Bar O Passadiço! Um espaço que no Inverno mantém um acolhedor ambiente com a lareira sempre a arder! Um dos locais a visitar!
Outro exemplo é a Casa das Tecedeiras, onde se fica a conhecer o ciclo do linho desde a sua plantação, ao seu tratamento e tecelagem. Há sempre uma ou outra tecedeira por ali a trabalhar e que responde com simpatia e sorriso nos lábios a alguma dúvida que surja.
No final os produtos estão também à venda. E há coisas lindíssimas...


Para dormir é na Casa de Janeiro!




E como não podia deixar de ser... para comer!!!
E para comer bem, com estilo e simpatia é no Fiado.
Comida tradicional com toque de modernidade e novas roupagens num ambiente excepcional é o que se pode encontrar neste restaurante.



E à despedida, a neve e o gelo tomaram conta da paisagem!!!




Sem comentários: