Comemora-se hoje, e um estudo da Marktest coloca os portugueses em penúltimo lugar entre os países da União Europeia, como aqueles que menos livros lêem... abaixo de nós apenas os Malteses.
Esta manhã o Fórum TSF foi sobre este tema, e ainda de acordo com o estudo já referido, uma das razões apontadas para este facto foi o preço dos livros... Mas contrapuseram muitos dos intervenientes, e eu própria também: há as bibliotecas públicas em que os livros são de acesso gratuito; há livros baratos oferecidos ou a baixo custo com revistas e jornais vários; há feiras onde também é fácil encontrar livros a bons preços; há a troca/empréstimo de livros com colegas e amigos...
Ora isto tudo me leva a crer que há uma falsa questão aqui. A opção de comprar livros tem mais que ver com os nossos interesses do que com o preço dos livros propriamente dito, embora eu também os ache caros. No entanto somos capazes de gastar dinheiro em coisas que nem nos fazem falta, só porque sim, precisamente porque nos interessam naquela altura, e não comprar um livro com a desculpa de que é caro? A verdadeira questão está então no interesse que as coisas têm para nós!
Mas opiniões à parte, e como gostos não se discutem e nem sequer acredito que há alturas certas para se ler um determinado livro, proponho que hoje peguem num livro qualquer que tenham à mão em casa, ou porque não ir à biblioteca buscar um que vos apeteça ler há muito, e leiam!!
Já agora, a revista Sábado lança hoje o 2º livro da 3ª série de 7 livros a 1€... Porque não aproveitar?!
PS -> como terão reparado os mais atentos, equivoquei-me no mês... já está corrigido!
evolução
Há 1 dia
Sem comentários:
Enviar um comentário