sábado, 10 de janeiro de 2009

"Aqui nasceu Portugal!!"

Pois é, no primeiro fim-de-semana deste novo ano, ainda sem este frio de rachar que tem estado nos últimos dias, fui a Guimarães - Cidade Berço e Património da Humanidade.
Só tinha ido a Guimarães andava ainda na escola primária e eram muito poucas as recordações que tinha desse passeio. Há já bastante tempo que pensava em lá ir dar um passeio, e fui logo nos primeiros dias de 2009! Começar o ano a passear não é nada mau augúrio... Digo eu, claro!


A cidade é extraordináriamente ordenada, limpa, acolhedora... e claro está, cheia de história! Dei comigo a pensar que gostava de viver ali, numa daquelas casinhas do centro histórico, todas bem pintadinhas e arrumadinhas umas encostadas às outras com janelas e varandas para a praça, que no Verão, principalmente, imagino a fervilhar de acção!



Não podia deixar de visitar o Castelo, como é óbvio, de onde se tem uma vista excelente sobre toda a cidade. De registar de menos positivo apenas o facto de não ser possivel de momento visitar os Paços dos Duques por se encontrar em obras de restauração. Ficará para uma próxima visita e de preferência mais demorada à cidade de Guimarães!

Tal como a nossa vizinha Ovar, Guimarães tem por toda a cidade as capelas dos Passos que nesta altura, ñão sei se será sempre assim, estavam de portas abertas.
Há também muitos museus a merecer uma visita. Tive oportunidade de visitar nesta ida a Guimarães o Museu de Alberto Sampaio com a sua grandiosa colecção de Arte Sacra.

Melhor vista que do Castelo só mesmo no alto da Penha!
Agora com o teleférico é muito agradável subir até lá e disfrutar da vista que se tem de toda a cidade e arredores.
Suponho que as pessoas cujas casas ficam mesmo por baixo ou muito perto de onde o teleférico passa é que não achem assim tanta piada... confesso que eu não gostaria nada de viver ali debaixo, sempre com montes de pessoas a passar e a olhar... mas como turista gostei...
Lá em cima o Santuário e um passeio pedestre pelos trilhos da serra merecem visita! Existe mesmo um percurso pedestre demarcado. Desta vez não o fiz, mas como tenciono voltar... ficará para essa altura! E para quiser ficar uns dias, no meio da natureza, o Parque de Campismo, café e restaurante.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Terras de Antuã"

Já há muito que tinha curiosidade em ver estas revistas, mas ainda não tinha surgido a altura certa. Hoje, numa visita à Biblioteca Municipal de Estarreja, aproveitei para as adquirir e já comecei a dar uma vista de olhos! Já li o primeiro artigo bastante interessante sobre a chamada "casa do santo" ou "casa do Ferraz" em Salreu, também dei uma vista de olhos por outro que fala sobre os moinhos do concelho de Estarreja e a actividade da moagem em declinio por estas bandas...
Estas revistas têm a chancela da Câmara Municipal de Estarreja, a quem congratulo desde já a iniciativa, e a direcção de Delfim Bismarck Ferreira.
Para quem se interessa por história, nomeadamente a local, são dois bons exemplares com bons e sustentados textos sobre os mais variados temas desta região.