segunda-feira, 30 de março de 2009

Drave, Pena, S. Macário, Covas do Monte e Regoufe

Como prometido há uma semana aqui, aí estão as fotos do passeio!



Antes ainda de chegar à Pena fomos a Drave - aldeia escutista!
Chamo-lhe assim porque a aldeia está já desabitada, e esteve também abandonada algum tempo, mas os escuteiros (já os vi de vários locais, este fim-de-semana eram da zona de Guimarães) acampam por aqui várias vezes e estão a recuperar até algumas casas. Casas e não só! Andam também a recuperar a envolvente da aldeia, plantam árvores, constroem pontes, mantêm a aldeia com ar habitado, enfim...
O pontinho branco que se vê no meio do xisto é a pequena capela! Lá se encontram 2 placas com informação sobre a aldeia. Uma que se encontra por cima da porta principal diz o seguinte:
"Nesta capela do Solar dos Martins da Drave houve missa solene em 12-9-1946 pelos Martins vivos e defuntos. Foi celebrante o Padre João Nepomuceno Martins Pároco de Carvalhais assistindo cerca de 600 parente"
A outra, de lado, atesta que esta aldeia teve telefone primeiro e só depois energia... solar! E pasmem-se, há apenas 15 anos...
"Por iniciativa de José F. Martins e sua esposa Maria M. Martins C. moradores em S. Pedro do Sul, chegou o telefone à Drave a 15 de Novembro e a energia solar a 30 de Dezembro de 1993. Homenagem a quantos tornaram possivel este projecto. 17.03.1994"




Depois do passeio por Drave rumou-se então à Pena!!!
Cá de cima, antes de se começar a descer a estrada que serpenteia a encosta, é esta a visão da Aldeia da Pena, onde só moram de momento 8 pessoas. Da última vez que aqui vim eram 11...
No entanto, aos fins-de-semana e férias a aldeia ganha nova vida. Isso mesmo atesta as inúmeras casas recuperadas ou em fase de recuperação que se vê.

Ainda não foi desta que fiz o Caminho do morto que matou o vivo... mas fica para uma próxima visita.
Para quem não sabe, antigamente, a Pena não tinha cemitério e por isso os mortos eram levados a sepultar em Covas do Rio. No caminho assinalado na foto com a placa de xisto, certa vez, um dos que carregavam a urna terá caído e a urna por cima, e terá então morrido... O morto matou o vivo!!
A seguir pára-se em S. Macário!
A ermida fica no cimo do monte, mesmo antes de onde começa a estrada que nos leva à Pena, e diz-se que a romaria em Agosto é das mais concorridas da região!
A vista pelo menos é magnifica!


Próxima aldeia a visitar: Covas do Monte
A não perder a Escola Primária agora sede da Associação Amigos de Covas do Monte, que tem ali a funcionar um restaurante.



Última paragem: Regoufe


domingo, 29 de março de 2009

S.I.R.E.N.E.S.

Soluções Irreverentes Revelam ao Espectador Novos Estilos Sonoros - S.I.R.E.N.E.S.
Começou ontem com Slimmy e Rita Redshoes e volta no próximo sábado!
É bom ver a sala cheia, e de gente nova... mas é pena serem mais os de fora que os daqui que aproveitam as oportunidades... e isto não aconteceu apenas ontem, é o normal...

Slimmy desconhecia totalmente, mas gostei da sonoridade e da voz do vocalista, pelo menos na versão acústica. Vou ver se acompanho mais...
Rita Redshoes já sou fã!!
Ela tem presença em palco, uma voz fantástica, simpatia que transborda do palco! E as músicas têm um ar country que gosto bastante. Por isso perdoo-lhe a confusão geográfica!!!
Próximo sábado há mais para descobrir!