sábado, 25 de abril de 2009

Nos 35 anos da Revolução dos Cravos

" Era um Abril de amigo Abril de trigo
Abril de trevo e trégua e vinho e húmus
Abril de novos ritmos novos rumos.

Era um Abril comigo Abril contigo
ainda só ardor e sem Abril
Abril sem adjectivo Abril de Abril.

Era um Abril na praça de Abril de massas
era um Abril na rua Abril a rodos
Abril de sol que nasce para todos.

Abril de vinho e sonho em nossas taças
era um Abril de clava Abril em acto
em mil novecentos e setenta e quatro.

Era um Abril viril Abril tão bravo
Abril de boca a abrir-se Abril palavra
esse Abril em que Abril se libertava.

Era um Abril de clava Abril de cravo
Abril de mão na mão e sem fantasmas
esse Abril em que Abril floriu nas armas."
"Abril de Abril"
Manuel Alegre

quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Comemora-se hoje, e um estudo da Marktest coloca os portugueses em penúltimo lugar entre os países da União Europeia, como aqueles que menos livros lêem... abaixo de nós apenas os Malteses.
Esta manhã o Fórum TSF foi sobre este tema, e ainda de acordo com o estudo já referido, uma das razões apontadas para este facto foi o preço dos livros... Mas contrapuseram muitos dos intervenientes, e eu própria também: há as bibliotecas públicas em que os livros são de acesso gratuito; há livros baratos oferecidos ou a baixo custo com revistas e jornais vários; há feiras onde também é fácil encontrar livros a bons preços; há a troca/empréstimo de livros com colegas e amigos...
Ora isto tudo me leva a crer que há uma falsa questão aqui. A opção de comprar livros tem mais que ver com os nossos interesses do que com o preço dos livros propriamente dito, embora eu também os ache caros. No entanto somos capazes de gastar dinheiro em coisas que nem nos fazem falta, só porque sim, precisamente porque nos interessam naquela altura, e não comprar um livro com a desculpa de que é caro? A verdadeira questão está então no interesse que as coisas têm para nós!
Mas opiniões à parte, e como gostos não se discutem e nem sequer acredito que há alturas certas para se ler um determinado livro, proponho que hoje peguem num livro qualquer que tenham à mão em casa, ou porque não ir à biblioteca buscar um que vos apeteça ler há muito, e leiam!!
Já agora, a revista Sábado lança hoje o 2º livro da 3ª série de 7 livros a 1€... Porque não aproveitar?!

PS -> como terão reparado os mais atentos, equivoquei-me no mês... já está corrigido!

Enterro 2009


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Na minha mesa de cabeceira...

"Enquanto as pessoas são novas e as partituras musicais das suas vidas ainda só vão nos primeiros compassos, podem compô-las em conjunto e até trocarem temas (como Tomas e Sabina trocaram o tema do chapéu de coco). Porém, quando se conhecem numa idade mais madura, as suas partituras musicais já estão mais ou menos acabadas e cada palavra, cada objecto, tem um significado diferente na partitura de cada uma.
(...)
Depois de quatro anos passados em Genebra, Sabina vivia em Paris e nunca mais se recompunha da sua melancolia. Se lhe perguntassem o que lhe acontecera, não teria palavras para o dizer. Pode sempre explicar-se o drama de uma vida através da metáfora do peso. Costuma dizer-se que nos caiu um fardo em cima. Carregamos com esse fardo, suportamo-lo ou não o suportamos. Lutamos com ele, perdemos ou ganhamos. Mas o que acontecera ao certo a Sabina? Nada. Deixara um homem porque queria deixá-lo. Esse homem tinha vindo atrás dela? Tinha querido vingar-se? Não. O seu drama não era o drama do peso, mas o da leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser."

terça-feira, 21 de abril de 2009

Bicentenário das Invasões Francesas

Também no Bunheiro foram lembrados os 200 anos das Invasões Francesas, e uma das formas, talvez a mais visivel no tempo, foi a inauguração das Alminhas de João Gracia. Uma iniciativa da Junta de Freguesia com o apoio da autarquia.



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Passeio dos Amigos da Cerca

S. Pedro lá ajudou e a manhã deste domingo esteve solarenga, apesar de frescota!!
E como o prometido é devido, cá estão algumas fotos do belo passeio de bicicleta que Os Amigos da Cerca nos proporcionaram.

As "tropas" começaram a reunir às 8h30 no Largo da Junta de Freguesia do Bunheiro, tudo equipado a rigor, já com o carro de animação preparado a animar a malta!

Cafézinho tomado e toca a arrancar!
Voltinha à rotunda e seguimos em direcção à Bestida.
Daqui tomámos rumo em direcção à Ribeira de Pardelhas, pelo percurso NatuRia, onde constatámos que o percurso é já procurado pelos amantes das 2 rodas.
E como o ritmo era de passeio, deu para apreciar a paisagem da Ria, que mesmo com a maré baixa continua a ter os seus encantos!

Passagem sem paragem pela Ribeira de Pardelhas, palco também de um encontro de bicicletas mas mais para a tarde, e rumou-se ao Bico onde houve tempo para uma paragem de reposição de energias!

Energias repostas e seguiu-se para o centro cívivo do concelho - Pardelhas - por ruas estranhas a muitos (eu incluída!!), depois, Avenida do Emigrante novamente em direcção à Murtosa, passagem pelo Monte e chegada à ACB para o repasto que estava quase pronto e muito bom por sinal!!

Só depois dos estomagos aconchegados é que houve oportunidade para apreciar os ainda bastantes exemplares de bicicletas antigas, as chamadas Pasteleiras. Atenção aos pormenores que já não se vêm assim tanto como há uns anos atrás...


domingo, 19 de abril de 2009

Propostas cicláveis para um dia de Primavera... se S. Pedro ajudar!!

Para quem acha que é mentira, a Primavera já chegou!
O tempo não está a condizer, mas a coisa há-de melhorar! E a chuvinha também é precisa!

Este domingo, e parece que a metereologia dá melhorias, só na Murtosa, há 2 propostas cicláveis para quem quiser aproveitar o dia para dar uso à bicicleta!
A Primavera ciclável é da iniciativa da autarquia murtoseira e tem hora marcada para as 14h30 na Ribeira de Pardelhas!
Mais amador é o passeia dos Amigos da Cerca que começa às 8h30 na ACB!

Se efectivamente o tempo ajudar, depois mostro fotos deste último!