segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

E pronto, é hoje que as gajas vão andar à solta!

Agora a sério... Durante algum tempo achei que não havia sentido nenhum para esta coisa do dia da mulher e muito menos para a importância que as pessoas lhe davam... Mas entretanto mudei de ideias, e hoje de manhã quando vinha no carro e ouvi na TSF que em Portugal as mulheres são o dobro dos homens que ganham apenas o salário mínimo e que continuam a ser discriminadas na área laboral como em tantas outras, isso fez ainda mais sentido para mim. Pensei em todas as mulheres que conheço, esclarecidas, educadas (no sentido dos estudos e não só), inteligentes, mas que apesar de trabalharem mais horas, mais longe e muitas vezes nem sequer ganharem efectivamente mais, chegam a casa e têm que fazer o jantar, tratar dos filhos, arrumar a casa, etc, etc, etc, porque o marido/namorado/companheiro ou whatever está no sofá a ver jogo da bola, ou foi para os copos com os amigos, ou diz que não sabe fazer...
É que isso também é discriminação porra... Não sujam os dois a casa? Não comem os dois? Não fizeram o filho a meias? Não trabalham os dois fora de casa? Então porque não fazem os dois as tarefas ditas de mulher???
Podem dizer: Ah, mas já estamos muito melhor e tal... e há discriminações muito piores que isso, e a culpa também é delas, e blá blá blá whiskas saquetas... É tudinho verdade! Mas, e se as coisas mudarem logo neste ponto, não estamos a educar as novas gerações noutro sentido? É que um filho rapaz que viva numa casa onde as coisas se passam assim irá muito possivelmente fazer igual um dia mais tarde, enquanto que se viver num lar/familia onde as coisas sejam partilhadas mais depressa irá partilhar também ele um dia que viver com alguém... ou não?

Nisso, como em muitas outras coisas, tenho muita sorte! Eu lavo a louça, ele também. Eu aspiro, ele também, eu ponho a roupa a lavar/secar/arrumar, ele também. Eu passo a ferro, ele não, mas ele trata da relva e eu não! Eu adoro alapar-me no sofá e ele também! e É tão bom podermos fazê-lo juntos porque tudo o resto foi feito a dois e poupámos imenso tempo... :)

E assim como não quer a coisa, aproveito este dia, que é da Mulher, para agradecer a todos os Homens (a um em especial, claro! que até prendinha veio dar ao work!) que as tratam como iguais todos os dias do ano!

E pronto, é hoje que as gajas vão andar à solta!
Logo vêmo-nos na janta ok? ;)

Sem comentários: